terça-feira, 29 de março de 2011

Café da Manhã da Corredora

Durante o sono, o corpo continua trabalhando e mantém as funções básicas que precisam de energia para ser realizadas. Por isso, ao acordar, o organismo necessita repor seu estoque de energia, pois essas reservas estão diminuídas.
Antes do treino
Dicas do nutricionista da Academia Levitas, André Pellegrini:
* Pães, cereais e biscoitos: São carboidratos de baixo índice glicêmico, que são absorvidos lentamente pelo organismo.
* Frutas: contêm vitaminas e minerais, que são essenciais para o sistema imunológico e processos digestivos.
* Iogurte, queijo minas frescal, ricota e leite desnatado: as proteínas são bem vindas, mas em pequenas quantidades.
* Água: A hidratação atua na digestão, absorção dos nutrientes e no controle de temperatura.
Não saia da mesa correndo
André argumenta que após o café da manhã, o ideal é esperar por no mínimo 45 minutos para correr. “Nesse intervalo, os alimentos estão sendo digeridos e serão ‘usados’ de melhor forma no treinamento. Caso a corredora tenha horários rígidos em sua rotina e precise sair mais rápido, ela deverá reduzir o volume ingerido antes do treino e tentar suprir essa redução calórica com a ingestão de algum líquido com carboidratos durante a atividade”.
Ainda é café da manhã
André ressalta que é importante ingerir carboidratos imediatamente após o exercício para que a reposição do glicogênio muscular (energia) seja completa. “Consuma alimentos ricos em carboidratos com alto índice glicêmico (pão, arroz branco, batata, mel), porque a absorção é rápida”. O nutricionista esportivo Luís Ricardo de S. Alves complementa: “Recomendo a adição da proteína (carnes magras, ovos, leite desnatado, iogurte, ricota ou cottage) no período pós-treino, pois devido à degradação da musculatura das pernas, o consumo irá acelerar o processo de recuperação dos músculos”.
Sem mais
É importante manter a disciplina quando se trata de um café de manhã seguido de um treino. “Não opte pela ingestão de novos alimentos sem alguma orientação, pois isso pode causar desconforto gastro intestinal ao seu organismo, o que vai prejudicar o rendimento do seu treino. Não abuse dos complementos como margarinas ou geléias com muito açúcar”, é o que sugere Luís Ricardo.

Por: Flávia Pisani
Revista WRun

Nenhum comentário:

Postar um comentário